Topo
Sandra Caselato

Sandra Caselato

Categorias

Histórico

Você sabe dar e receber elogios?

ECOA

07/10/2019 10h48

Recentemente foi meu aniversário e eu decidi fazer uma experiência postando o seguinte no meu perfil do Facebook: "Hoje é meu aniversário! Meu pedido para nutrir meu dia é que quem quiser escreva aqui abaixo algo que eu tenha feito que contribuiu com sua vida de alguma forma, o que isso representou pra você ou em que contribuiu. Grata!"

Fiquei muito surpresa com a quantidade e profundidade das respostas! Algumas pessoas citaram fatos de mais de 30 anos atrás e coisas das quais eu não me lembrava ou não sabia do impacto tão significativo que teve na vida da pessoa. Foi realmente um presente que me emocionou e nutriu meu dia!

Essa experiência tão gostosa e revitalizadora me fez pensar em quão raro é recebermos e fazermos elogios comparativamente a quanto dizemos o que não gostamos. Me parece que nossa cultura tende a ser, em geral, negativamente crítica. Pense: o quanto você costuma receber apreciação e "feedback positivo" em comparação a "feedback negativo"? E o quanto você costuma dizer para as pessoas o que aprecia no comportamento delas? Como resultado dessa cultura, entendo que também não estamos acostumados a valorizar nossos próprias realizações e conquistas.

Confesso que logo de cara não foi tão fácil receber os elogios. Fiquei desconfortável ao ler algumas respostas, principalmente talvez por não estar tão acostumada eu mesma a me elogiar e valorizar minhas próprias ações. Foi um exercício valioso e importante investigar o que me impedia de aceitar imediatamente essas demonstrações de gratidão e apreço. Me trouxe insights valiosos sobre mim mesma, sobre o impacto que tenho no mundo e na vida das pessoas, e a repensar e atualizar minha auto imagem.

Além desses aprendizados valiosos, como resultado dessa experiência me senti emocionalmente nutrida e com energias renovadas! Me senti mais próxima e conectada com as pessoas que responderam à minha pergunta, e com amizades fortalecidas!

Quem sabe você se anima a experimentar também?

Escreva nos comentários sua experiência. Vamos gostar de ler!

Sobre a autora

Sandra Caselato, formada em artes plásticas e psicologia, é uma exploradora dos processos psicológicos e das relações humanas. Está sempre em busca de experiências que contribuam com a transformação pessoal e de outras pessoas. Especialista em Comunicação Não-Violenta, atua com desenvolvimento humano há mais de 20 anos.

Sobre o blog

Os conflitos existem e sempre vão nos acompanhar. O que muda é a maneira com que lidamos com eles ao longo da vida, e como cultivamos, diariamente, boas conversas que construam pontes entre as nossas necessidades, entre todas e todos nós.

Mais Sandra Caselato