Topo

Sandra Caselato

Você já se fez essas perguntas?

ECOA

01/10/2019 08h00

Como você se relaciona com as pessoas a sua volta?

Como você se relaciona com você mesma(o)?

Como você lida com conflitos?

Quando comecei a me fazer essas perguntas, percebi o quanto vivia desconectada de mim mesma, dos meus valores pessoais e consequentemente do mundo a minha volta.

Percebi que na verdade não tinha muita consciência dos meus próprios sentimentos e necessidades. E sem essa conexão interna, minhas conexões com os outros eram frágeis e superficiais.

Percebi também que não sabia lidar com conflitos. Fugia deles a todo custo pois para mim eles significavam briga, rompimento e perda. Quando finalmente eu não aguentava mais, acabava reagindo sem pensar, para depois me arrepender. E então o conflito de fato significava briga, rompimento e perda.

Talvez este não seja o seu caso e você já tenha bem desenvolvida esta conexão interna com seus próprios sentimentos e com as pessoas a sua volta. Talvez você não tenha medo de conflitos e saiba como aproveitá-los para melhorar suas relações.

Mesmo que seja esse o caso, este blog pode ser útil a você, se você quiser aperfeiçoar suas relações familiares e profissionais, aprender a lidar melhor ainda com conflitos e construir espaços favoráveis para conversas significativas.

Partilharei aqui experiências e reflexões sobre o grande desafio de superar condicionamentos sociais, culturais e identitários buscando mais empatia, presença e conexão, para ter encontros mais verdadeiros e significativos!

Pretendo trazer reflexões sobre o que tenho aprendido e vivenciado no decorrer dos anos, investigando diversas práticas e abordagens que tem me auxiliado a:

–           Me conectar mais profundamente comigo mesma e com os outros;

–           Desenvolver a empatia e a expressão autêntica, resultando em relações mais sinceras e significativas;

–           Criar ambientes colaborativos onde a inteligência coletiva é favorecida;

–           Apoiar grupos a tomar decisões participativas, favorecendo a cooperação e a motivação;

–           Criar espaços seguros para que conversas significativas e transformadoras possam acontecer;

–           Lidar com conflitos de maneira produtiva.

Nos últimos 10 anos tenho experimentado algumas práticas que tem me ajudado a percorrer os caminhos acima citados, desenvolvendo minha própria inteligência emocional e relacional e apoiando outras pessoas nesta jornada. Tenho estudado e facilitado processos baseados na Comunicação Não-Violenta (CNV), Aikido (A Arte da Paz), Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), Democracia Profunda, Arte de Anfitriar Conversas Significativas, Zegg Fórum, Sociocracia, entre outras abordagens, que favorecem o diálogo, a transformação pessoal e social.

Se você se interessa por estes assuntos, me acompanhe nesta caminhada! Me conte suas experiências, faça perguntas e sugira temas!

Até semana que vem!

Abraços fraternos,

Sandra

Sobre a autora

Psicóloga, com graduação em artes plásticas e especialização em didática, Sandra Caselato é uma exploradora dos processos psicológicos e das relações humanas, com especial interesse na transformação de conflitos e no fortalecimento da cultura de paz. Atua com desenvolvimento humano há mais de 20 anos, aprofundando-se em práticas que favorecem o diálogo, a transformação pessoal e social por meio da conexão humana.

Sobre o blog

Como você se relaciona consigo mesma(o), com as pessoas a sua volta e com o mundo? Como você lida com os conflitos que se apresentam em sua vida e ao seu redor? Sandra Caselato traz reflexões sobre como viver uma vida mais conectada com os próprios valores, enxergar com empatia além das aparências e construir espaços seguros para conversas necessárias, criando o mundo em que queremos viver.