Topo

Sandra Caselato

Rever o ano que vai, sonhar o ano que vem

ECOA

31/12/2019 04h00

Virada do ano. Momento de renovação, de rever o que passou e sonhar o ano que chega. Fazer planos, promessas, compromissos com nós mesmos. Independente se vamos cumpri-los ou não, é um momento de esperança para muita gente.

Na verdade, podemos rever nossa vida e planejá-la a qualquer momento. Mas a força do simbolismo da virada do ano e a celebração coletiva focada na renovação, de alguma forma dá mais energia a essa esperança de mudança e transformação para uma vida melhor, um mundo melhor.

No mundo tudo é cíclico, as estações do ano, as épocas de chuva e de seca, os ciclos femininos, o nascimento, o crescimento, a maturidade, a velhice e a morte acontecem com todos e tudo que está vivo. Todos os dias milhares de células nascem e morrem em nosso organismo. A renovação é constante.

Mas já que coletivamente estamos neste momento simbólico convencionado mundialmente como fechamento de um ciclo e início de uma nova etapa, que é a virada do ano, podemos aproveitar a oportunidade!

Muita gente aproveita para organizar a casa, jogar fora o que não serve mais, reciclar, limpar e abrir espaço para o novo, para coisas que façam mais sentido e tragam mais alegria.

Podemos aproveitar este momento também como um rito de passagem para rever o ano que se foi, celebrar as coisas boas, enlutar as coisas que não foram como queríamos e planejar o próximo ciclo.

É um ritual que pode nos trazer mais consciência sobre nós mesmos e um senso de maior controle e capacidade de ação em relação a nossa própria vida.

Este ano propus uma atividade aos participantes do "Laboratório de Empatia Online" que conduzo. Convido você a fazer também, se quiser, esse exercício de revisar o seu ano e planejar o próximo!

A proposta é a seguinte: desenhe uma linha do tempo e registre os momentos e acontecimentos mais importantes e significativos da sua vida no ano de 2019. Em seguida escreva abaixo de cada fato as necessidades ou valores que foram ou não atendidos naquela situação. Depois grife ou circule as necessidades que se repetem mais de uma vez. Assim você poderá perceber com clareza quais valores ou necessidades foram importantes para você neste ano. A partir daí você pode planejar melhor ações concretas para 2020.

Neste link você encontra uma lista de valores ou necessidades humanas universais que pode servir de apoio, caso queira experimentar fazer o exercício.

É uma atividade de celebrações e lutos, de reconhecimento e conscientização, de conexão profunda com nós mesmos e mais clareza sobre os valores que são importantes para cada um de nós e que nos preenchem, nos trazem motivação e fazem nossas vidas mais plenas.

Fazendo este exercício, mesmo nos momentos tristes e difíceis, ao identificar quais foram os valores e necessidades não atendidos, passamos a ter mais consciência dessas coisas que são tão importantes e valiosas a nós. Então podemos, por um lado, viver mais plenamente o luto ou a tristeza aos quais talvez não tenhamos ainda dado o espaço necessário para acolher, transformar e deixar ir. E por outro lado, tendo essa consciência do que é precioso para nossa vida, podemos planejar como queremos cuidar melhor dessas necessidades no próximo ano.

Por exemplo, na minha linha do tempo de 2019 eu registrei várias viagens que realizei a trabalho. As principais necessidades ou valores atendidos nessas viagens foram: contribuição, conhecimento, novas amizades, conexão, sentido, propósito. A principal necessidade não atendida foi descanso.

Além de celebrar os vários valores que foram contemplados, me dei conta que minha necessidade de descanso não foi muito bem atendida no decorrer do ano, resultando em acúmulo de estresse e exaustão. Ao perceber isso fico triste, pois gostaria de ter cuidado melhor de mim mesma. Ao mesmo tempo, com esta clareza, estou agora motivada a planejar momentos e períodos de descanso em 2020 para cuidar melhor da minha saúde e bem-estar!

Planejando 2020

Agora faça um planejamento para 2020. Escreva as necessidades que foram supridas em 2019 e que você gostaria de continuar atendendo no ano que começa. Escreva também as que não foram atendidas no ano que se encerra, mas que você gostaria de ver supridas em 2020. Em seguida, procure elaborar estratégias para atendê-las e as escreva ao lado das necessidades. Escreva ações concretas possíveis de serem realizadas, especificando ao máximo os detalhes e definindo datas para cada realização.

Após fazer o exercício, nos conte aqui abaixo seus aprendizados!

Sobre a autora

Psicóloga, com graduação em artes plásticas e especialização em didática, Sandra Caselato é uma exploradora dos processos psicológicos e das relações humanas, com especial interesse na transformação de conflitos e no fortalecimento da cultura de paz. Atua com desenvolvimento humano há mais de 20 anos, aprofundando-se em práticas que favorecem o diálogo, a transformação pessoal e social por meio da conexão humana.

Sobre o blog

Como você se relaciona consigo mesma(o), com as pessoas a sua volta e com o mundo? Como você lida com os conflitos que se apresentam em sua vida e ao seu redor? Sandra Caselato traz reflexões sobre como viver uma vida mais conectada com os próprios valores, enxergar com empatia além das aparências e construir espaços seguros para conversas necessárias, criando o mundo em que queremos viver.